Projeções Erróneas

Posted On May 07, 2021 |

Sobre todas as projeções e expetativas que crias sobre o teu par na tua relação e a degradam consistentemente...



______________________

Sobre a “ARTE” de Viver a Dois, hoje falo-te de um dos fatores que numa relação rapidamente cria o espaço para as maiores cobranças e por isso a desgasta e corrói.

Falo-te da PROJEÇÃO que crias sobre o teu “PAR”, parceiro ou parceira, o teu “PAR IDEAL”. E de tão ideal que é, em grande medida não passa disso mesmo, uma idealização, por vezes distante ou muitoooooooo distante da realidade.

Criaste algures em ti e para ti, porventura, esta “imagem” da pessoa com quem um dia acreditaste vir a:

- viver os melhores momentos da tua vida;

- constituir família;

- dividir o teu tempo, todos os deleites e os desafios também;

- construir a dois um caminho comum...

- satisfazer todas as tuas necessidades;

- conhecer-te em profundidade, inclusive todas as tuas dores e que por essa mesma razão te ajudaria a saná-las, como se fosse o principal agente desse processo teu…

E quantos destes infindáveis ideais, te pergunto agora, resultaram do que projetaste COMO UM IDEAL NO OUTRO, o “TEU PAR IDEALIZADO”?

Para aquelas imagens e ideias que concebeste em ti e para ti, associadas ao teu parceiro/a, criaste e alimentaste expectativas e projeções que, quando não materializadas, se traduziram em desilusão, em frustração e em grande medida em insatisfação.

Por favor, PÁRA!
Por respeito a ti e ao teu par, PÁRA!
Reconhece as tuas dores ainda que não queiras olhar ou falar delas.
Reconhece as tuas dores ainda que por elas tenhas entrado num estado dormente e automático de defesa de ti no teu dia a dia.
Identifica as tuas feridas e inicia o teu processo de cura e sanação.

Tu és o teu agente de transformação. Sem o teu aval, participação e QUERER, nenhum processo de cura e sanação vai acontecer. Ninguém o pode fazer por ti. Esta é talvez uma verdade crua e dura, mas é também aquela que te empodera e te traz o poder de assumires a liderança de Ti, para Ti. De assumires literalmente as rédeas da tua vida.

Tens à tua volta inúmeros recursos que podes usar nesse sentido. É o que faço hoje em dia como Coach e Mentora de Relacionamentos, integrando inúmeras valências e ferramentas holísticas nesse processo. Tens muitos recursos ao teu dispor hoje em dia para iniciares o teu processo de cura. De cura das tuas feridas, das tuas dores, do que não resolveste em ti da tua história e do teu passado e que só tu podes sanar…

O teu par é o teu par, não é o teu terapeuta.
Dá-lhe espaço para que também ele/a se expresse, tal como é;
Também ele/a tem necessidades;
Também ele/a tem inseguranças;
Também ele/a tem medos, receios e dúvidas;
Também ele/a traz couraças e se protege, à sua maneira, do que na sua história de vida o/a marcou e porventura magoou...

Na nossa origem temos todos algo comum: histórias e percursos distintos com desafios distintos para que possamos evoluir individualmente. E é a partir da nossa evolução que podemos evoluir a dois e com todos os outros. E por isto “só” somos tão diferentes…

Quando te libertas de todas as projeções que lanças sobre o teu par, dás-lhe o espaço para que “SEJA” quem é em totalidade enquanto individuo e crias, na vossa relação, a oportunidade de o/a conhecer na sua LUZ e na sua SOMBRA, abrindo em definitivo o espaço da CONSTRUÇÃO do “NÓS”!

Não é simples de início! Implica olhares para ti, conheceres-te e aceitares quem és! Tal como és! Implica dar espaço ao teu par! Implica conhecer o teu par! Se te fizer sentido investir nessa relação, implica aceitá-lo/a! Implica escutares-te e escutá-lo/a ativamente, em presença; implica disponibilidade; implica soltar todas as projeções e todas as expetativas – exercício sério 😉!

Cria este espaço de construção!

Não entres no espaço vazio das cobranças difíceis. Não entres nesse espaço redutor de culpabilização que acentua feridas e dores. Dá o espaço necessário para que ambas as verdades coexistam, se encontrem e a dois se crie o espaço da RELAÇÃO.

No Workshop “Os 3 Grandes Males Que Matam a Tua Relação” este é um dos GRANDES MALES que identifico. Ousa libertar-te deste MAL! Liberta-te das projeções erróneas que te aprisionam e reduzem a tua relação. Ousa libertar-te das projeções que vos reduzem enquanto seres e que não te servem a ti nem ao teu par!

Se sentires este apelo em ti agenda comigo uma sessão de planeamento em coach@soniaviegas.com e percebe de que forma te posso ajudar. Assume o compromisso para contigo de te elevares e elevares a tua relação a novos patamares de satisfação, realização e magnetismo.

Com carinho!

Sónia Viegas

______________________

Categories: harmonia, autoconhecimento, relacões, relacionamentos, realidade, convicções, projeções, cura e sanação